Reuniões de Avaliação e Gestão Documental

Caros colegas,

Estamos a chegar ao fim do primeiro período e avizinham-se as reuniões de avaliação.

Existem algumas mudanças, do ponto de vista informático, que deveremos todos ter em consideração quando prepararmos essas reuniões.

Uma novidade é a que o Colégio está a implementar um Sistema de Gestão Documental que irá substituir os Ficheiros de Servidor a médio prazo. Para estas reuniões de final do primeiro período irão ser envolvidos no projecto da Gestão Documental todos os professores que leccionam o 9º ano. Para esses professores irá ser enviado um outro email onde se explica o seu papel neste novo processo.

De modo a que a preparação das reuniões decorra sem sobressaltos seguem algumas indicações:

  1. Os computadores que estarão na sala de professores, os sete fixos mais 6 computadores portáteis deverão ser utilizados prioritariamente pelos Directores de Turma e pelos Professores Titulares uma vez que são os únicos computadores que têm o FileMaker instalado.

  2. Todos os restantes professores devem utilizar um dos seguintes espaços, onde no total existem cerca de 46 computadores:

    1. Laboratório de Informática I – Piso zero; 15 computadores;

    2. Laboratório de Informática II – Piso dois; 15 computadores;

    3. Biblioteca/Centro de Recursos – 16 computadores

Instruções de utilização dos computadores dos laboratórios de informática/biblioteca

Entrada no sistema

Para iniciar uma sessão nos computadores dos laboratórios/biblioteca que utilizam um sistema Linux, entrar com o utilizador e senha que utilizam no moodle:

Utilizador: nome.apelido

Senha: a mesma do moodle e do mail

Abrir a ligação aos ficheiros de servidor

De modo a se poder guardar as justificações ou actas nos “Ficheiros de Servidor” seguir as seguintes instruções:

Fazer duplo click no ícone em forma de estrela “Ficheiros do Servidor”

Abrir os "Ficheiros de Servidor"

Abrir os "Ficheiros de Servidor"

Na janela de autenticação  que se abre de seguida, colocar:

Utilizador: iniciais como era antigamente – no meu caso é pmlt

Domínio: olympus

Senha: A senha antiga (que utilizavam na sala de professores)

Autenticação nos "Ficheiros de Servidor"

Autenticação nos "Ficheiros de Servidor"

De seguida abre-se a janela que todos conhecemos com o acesso aos “Ficheiros de Servidor”.

Arrancar o OpenOffice Writer – Processador de Texto

Para fazer as justificações ou as actas é necessário utilizar o processador de texto. No caso do Linux terá de ser o OpenOffice. Seguem os passos para arrancar o OpenOffice em Linux.

Menu Aplicações > Escritório > Processador de Texto – OpenOffice.org

03a

E de seguida a janela do OpenOffice abre-se.

Gravar um ficheiro nos Ficheiros de Servidor

Depois de escrever o documento escolher:

Ficheiro > Guardar Como…

Guardar documento

Guardar documento

1. Escolher primeiro “Procurar Outras pastas…” > ver imagem abaixo

2. Escolher do lado esquerdo “área pedagógica em” > ver imagem abaixo

3. Escolher do lado direito “_Files” > ver imagem abaixo

(…não esquecer de inserir o nome do ficheiro no primeiro campo do ecrã…)

Escolha da pasta

Escolha da pasta

Nota:

O nome dos ficheiros deve ter a seguinte forma:

acta_AnoTurma_Av_1P_2009-10

por ex.: “acta_7A_Av_1P_2009-10″ ou “acta_11B1_Av_1P_2009-10″

Onde:

  • acta: identifica o tipo de documento
  • AnoTurma: o Ano de Escolaridade e Turma a que dizem respeito
  • Av: Avaliação, depois usaremos In, para Intercalar, e Ex, para Extraordinária
  • 1P: 1º Período, depois também teremos 2P e 3P
  • 2009-10: Identifica o Ano Lectivo

Esta estrutura é fundamental para a automatização dos meios de pesquisa da informação no servidor, pois estes sistemas funcionam com base em palavras chave na pesquisa.

A partir daqui o caminho já é conhecido por todos.

Bom Trabalho!


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